8 de julho de 2009

Santori-The music men


Numa altura em que o Irão está a ser sacudido por jovens estudantes que nao se revém no sistema politico do seu país e agitam a vitória presidencial de Mahmoud Ahmadinejad,é altura de dar voz a uma comtemporanea fita cinematografica,que apesar de censurada no seu país,mostra que as novas geraçoes deste pais vao fugindo cada vez mais ás regras estabelecidas por fundamentalistas. De facto o Irao hoje em dia é um pais com uma sociedade fragmentada por progressistas,conservadores,fundamentalistas religiosos e uma nova geraçao ansiosa por liberdade de expressao e aproximaçao á cultura ocidental.

O filme que vos falo chama-se Santuri-The music men(2007),e retrata o percurso de um musico que toca um instrumento de raizes anciãs chamado santoori. No entanto este musico adquire um vicio por heroína e caí num abismo,sendo proibido de tocar ao vivo pelas autoridades,e sendo abandonado pela sua mulher.

Este filme dirigido por Dariush Mehrjui,toca num ponto tabu neste país e sofreu as consequencias sendo banido dos cinemas Iranianos.

Sem comentários: