8 de novembro de 2008

Shane MacGowan & The Pogues

Shane MacGowan, compositor e poeta. Nasceu a 25 de Dezembro de 1957 em Kent (Reino Unido). Principalmente conhecido por ser a primeiro voz dos The Pogues.

Depois de ver concertos dos Sex Pistols e The Clash, em 1976 aos 18 anos forma a sua primeira banda, Punk rock / Rockabilly chamada The Nipple Erectors (mais tarde The Nips). No mesmo ano lançaram o 1º single, "King Of The Bop" e acabam em 1980.

The Nipple Erectors - Bops, Babes, Booze and Bovver

Download

Em 1982 juntamente com Jem Finer e Peter "Spider" Stacy fundou a lendária banda Britânica, The Pogues. Influenciados pela música tradicional irlandesa, os the pogues misturavam o punk Rock com folk.
O primeiro álbum saiu em 1984, “Red Roses for Me”, seguiram-se "Rum Sodomy & the Lash(1985)", "If I Should Fall From Grace With God (1988)" e "Peace and Love (1989). Em 1991 com o álbum “Hell's Ditch” acontece a saída de Shane da banda. A saída aconteceu devido aos constantes problemas com o álcool, tendo mesmo passado várias vezes por centros de desintoxicação.
Nesta altura surge Joe Strummer(the clash), que acompanhou a banda numa tour pelos EUA.

The Pogues - Rum, Sodomy & The Lash

Download

Em 1993 sai o disco Waiting for Herb, sem Shane na banda, Stacy toma a responsabilidade da voz, um álbum muito a baixo dos anteriores, mais tarde vem o álbum “Pogue Mahone” e chega o fim dos the pogues em 1996.

Pouco depois da saída dos the pogues, Shane segue sua carreira musical com os The Popes, onde chega a gravar três álbuns…

No início do novo milénio os the Pogues juntamente com Shane, voltaram aos palcos para fazer tours por todo o mundo...

Sem comentários: